O meu primeiro voto é o de que esta seja a última newsletter com metade do nome do laboratório que hoje começamos a ser: LabCom.IFP – Comunicação Filosofia e Humanidades.
As primeiras medidas foram para unir. Temos, na Direção, os investigadores adequados às circunstâncias: André Barata (Vice-Coordenador Científico); Francisco Paiva, Paulo Serra, José Manuel Santos, Manuela Penafria, Paulo Osório (Diretores). Nenhum Núcleo ficou sobrerrepresentado.
A Biblioteca do IFP é hoje do LabCom.IFP. A sala do antigo CEJ será a sala da direção. Ambas funcionarão como salas de reuniões de núcleos. A sala única do ex-Labcom permanece onde está. Assegurar-se-á, todavia, a contiguidade física com a direção.
A situação económica merecerá detalhe no encontro com todos. Haverá um esforço para evitar a hemorragia total de recursos humanos.
No dia 4, iniciamos o processo de fusão dos sites dos anteriores laboratórios e a criação de novos regulamentos.
Convocaremos uma reunião alargada do novo Laboratório, para explicar intenções e ouvir opiniões.
Não nos incomoda a mudança nem nos assusta a situação difícil. Assumimos o incentivo à interdisciplinaridade. A colaboração entre especialistas não nega a própria especialidade. Assumimos, em diversidade, uma abordagem nova sobre as Humanidades, no seu sentido mais lato.
O critério principal que abraçamos dá sentido aos restantes: o LabCom.IFP é, será, de todos os que para ele contribuírem.
João Carlos Correia