Apresentação


Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico.
O Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes terá a sua sétima edição nos dias 22,23 e 24 de fevereiro – VII Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.

Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023
Anfiteatro da Parada


Sessão de abertura: 9.00 – 9.30

Painel 1 – Poéticas do Cinema
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: Felipe Muanis

Adrián Sánchez-Martínez
La encapsulación espaciotemporal como estrategia de distanciamiento en el cine narrativo contemporáneo: Los casos de La flor (Mariano Llinás, 2018) y Quién lo impide (Quién lo impide, 2021)

Diogo Nóbrega
Morrer – Deleuze leitor de Beckett

Luís Nogueira
O ensaio no cinema e nas artes: entre ato poético e gesto filosófico
Coffee-break – 11.00 – 11.30
Painel 2 – Conjeturas Artísticas
11.30 - 13.00


Moderação: Luís Nogueira

Ana Isabel Albuquerque
O encontro exquis entre desenho, ilustração e animação em No Plan for Japan, de Ana Aragão

Felipe Muanis
Entre curiosidades e sonhos: cineastas ilustradores e seus cadernos de esboços

Tânia Furtado Moreira
Semiótica dos objetos sensíveis: visões cinemáticas nos desenhos de Catarina Patrício

Teresa Lima
A Janela (Maryalva Mix): um caldeirão estético e identitário
13.00 – 14.30: Almoço
14.30 – 16.00 - Sessão Plenária

Moderação: Nelson Araújo

José Bogalheiro
IMAGENS FULGURANTES ― De Virgínia Woolf a Pier Paolo Pasolini: para acabar com o parasitismo no cinema
16:00 – 16.30: Coffee-break
Painel 3 – Cinema, Poder e Ideologia
16.30 - 18.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: Liliana Rosa

Guy Amado
Demasiado humano: arte, vida e o desencanto relacional em The square

Rita Santos
O cinema como ferramenta para a alteridade e para a democratização da cultura - O estudo de caso Os respigadores e a respigadora (2000) de Agnes Varda

António Costa Valente
Produção cinematográfica portuguesa, contextos enquanto indústria de criação cultural

Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023 Anfiteatro da Parada

Painel 4 – Espacialidade e Cinema
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: Anabela Branco de Oliveira

Luís Martinho Urbano
Os cenários arquitectónicos de Alexandre Trauner para The Apartment e Irma La Douce, de Billy Wilder

Mariana Lemos Schwartz
O medo do sinuoso: o cinema de terror e a Art Nouveau

Alfonso Palazón Meseguer
Las imágenes no vistas

Catarina Neves
O retrato da cidade em Lisbon Story
Coffee-break – 11.00 – 11.30
Sessão Plenária
11:30 - 13.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: Anabela Branco de Oliveira

Daniel Bernardes
Composição para audiovisual
13.00 – 14.30: Almoço
Painel 5 - Sonoridades
14.30 – 16.00

Moderação: Helder Filipe Gonçalves

André Malhado
“As músicas… a minha esperança é que um dia elas sejam melhores do que eu”: as encenações e sugestões históricas e musicais no filme Variações

Helena Maria da Silva Santana & Maria do Rosário da Silva Santana
Heróis do Mar (1949) de Fernando Garcia: o filme revisitado pelo olhar e sensibilidade de Portovedo, Martins e Sampaio num projeto de comunidade

Paulo Dias
A música na saga Tron: entre a divergência e a convergência sonoras
16.00 – 16.30 – Coffee-break
Painel 6 - Cinema e Género
16.30 - 17.30
Anfiteatro da Parada
Moderação:Tiago Vieira da Silva


Daniel Oliveira Silva
O Ato de Criação Queer como autofabulação e resistência no cinema luso-brasileiro contemporâneo

Ema Lavrador
Sexism on 20th century Hollywood and women’s counter-cinema

Miguel Moreira
O glamour de Olivia de Havilland nos seus primeiros anos como atriz
Lançamento da 2ª Edição História do Cinema: Dos Primórdios ao Cinema Contemporâneo (coordenado por Nelson Araújo)

17.30 - 18.00
Anfiteatro da Parada

Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
Anfiteatro da Parada

Painel 7 – Teatro, Literatura e Identidade
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: António Júlio Rebelo

Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves
Do teatro ao cinema: adaptações de Lady in The Dark

Sérgio Bordalo e Sá
Bocage, Camões e Inês de Castro: as personagens históricas de Leitão de Barros como símbolo da portugalidade

Pedro Crispim
Os palcos de Johnnie To: Teatralidade nos submundos do crime
Coffee-break – 11.00 – 11.30
Painel 8 – Poéticas do Cinema
11.30 - 13.30
Anfiteatro da Parada

Moderação: Mariana Schwartz

Amresh Sinha
Arrival and the task of translator

Monica Rodrigues Klemz
Narrativa multimodal no audiovisual – o icônico, o indicial e o simbólico no filme Animais Noturno

Luís Santo Vaz
A Arte do Fotodrama - O Cinema segundo Hugo Münsterberg
13.30 - 14:30: Almoço
Painel 9 – Estudos de Caso
14.30 - 16.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: Sérgio Bordalo e Sá

António Júlio Rebelo
Evocação do Cineclube de Estremoz – um estudo de caso: leitura e interpretação de uma ação cultural no domínio da divulgação do cinema

Flávio Almeida & Renata Ferraz
Metamorfoses entre agentes de uma performance e de uma produção audiovisual: o processo criativo de Anot/her.

Marta Pinho Alves
Palavra, intermedialidade e performance em Jovem Cunhal de João Botelho
16.00 – 16.30 Coffee-break
PAINEL 10 – Cinema, Resistência e Poder
16:30 - 17.30
Anfiteatro da Parada

Moderação: Alfredo Taunay

Ana Sofia Pereira, Camila Lamartine, Célia Taborda & Carla Cerqueira
Feminismos e grande ecrã: interações entre cinema, conhecimento científico e a (re)construção da memória feminista

Priscila Lima Freitas & Pedro Pinto de Oliveira
Corpos em movimento contra o racismo: a criação teatral a partir da analogia cinematográfica

Vanessa Ribeiro-Rodrigues
Documentário social e (contra) cinema. O ponto de vista como discurso ativista em Democracia em Vertigem
17.30 - Encerramento dos trabalhos

Faça o download do livro de resumos aqui: Livro Resumos

Oradores

José Bogalheiro

Nasceu em Peraboa (Covilhã) em 1950.
É investigador integrado do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Professor Coordenador Jubilado da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), instituição em que, desde 1981, também desempenhou várias funções de direcção, nomeadamente, como Director do Departamento de Cinema.
Estudou Jornalismo na Faculdade de Filosofia da Université Libre de Bruxelles (ULB). Formou-se em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Fez o Curso de Cinema da Escola de Cinema do Conservatório Nacional. É doutorado em Psicologia, especialidade de Psicanálise, pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA-IU).
Tendo, como bolseiro do governo italiano, desenvolvido no Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma (1979-81) uma investigação sobre “Ponto de vista em cinema e neo-realismo cinematográfico”, fez depois repercutir em toda a sua actividade docente a questão colocada à produção cinematográfica contemporânea relativa à inevitabilidade de todo “o cinema moderno fazer a sua viagem a Itália”.
Na ESTC lecionou unidades curriculares da Licenciatura em Cinema (“Estética” e “Psicologia e Cinema”), do Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico (“Produção Independente e Mercados”) e do Doutoramento em Artes – Artes Performativas e da Imagem em Movimento (“Imagem”).
Na sequência da formação em cinema e de uma primeira experiência profissional na Equipa TV/Cinema da Secretaria de Estado da Emigração (1977-78), na actividade profissional no cinema exerceu várias funções com destaque para as de produtor na Trópico Filmes (1985-1995), tendo produzido, entre outros, Uma Rapariga no Verão de Vítor Gonçalves, O Sangue de Pedro Cota e Nuvem de Ana Luísa Guimarães.
É autor do livro Empatia e Alteridade: a figuração cinematográfica como jogo (Documenta, 2014), publicação da sua tese de doutoramento sobre a experiência fílmica enquanto experiência paradoxal do espectador. Editou, com Manuel Guerra, Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca ― Lições António Reis (Documenta, 2020). Publicou Se Confinado Um Espectador: O cinema como metamorfose da experiência interior (Documenta, 2022) e Do Álbum Que Me Coube Em Sorte: O cinema como metamorfose da experiência interior (Documenta, 2023).

Daniel Bernardes

Daniel Bernardes afirmou-se como um dos músicos mais ecléticos e criativos da sua geração. Do seu percurso formativo ligado à música erudita e ao jazz brotou uma discografia onde a espontaneidade da nota improvisada dialoga com a certeza da nota escrita em projectos como Crossfade Ensemble, "Liturgy of the Birds" em parceria com o Drumming GP ou "Beethoven... Reminiscências" com o Coro Ricercare. Enquanto compositor escreve para alguns dos principais solistas e ensembles nacionais, assegurando igualmente a direcção musical de produções teatrais para o Teatro Nacional Dona Maria II e Teatro do Bairro ou mais recentemente no espectáculo do centenário de Amália Rodrigues para o Centro Cultural de Belém. Estreia-se no cinema a convite de João Botelho com quem colabora desde "Peregrinação" e na televisão escreve a banda sonora de "A Espia" uma produção Ukbar para a RTP.

Chamada de Trabalhos


A organização O Cinema e as Outras Artes convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, entre 5 de dezembro de 2022 até 10 de janeiro de 2023.

Resumos:
Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:

  • Autor(es)
  • Filiação institucional
  • Título da proposta
  • Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave
  • Biografia de cada autor (máx. 150 palavras)

Artigos finais:

  • Os artigos finais selecionados serão incluídos no e-Book do evento a ser editado por LabCom. Comunicação e Artes.
  • O prazo para o envio dos artigos finais para posterior avaliação será anunciada no último dia do encontro.

  1. Instruções para os autores:
    • A contribuição é original e inédita e não se deve encontrar sob revisão ou para publicação por outra edição. Os artigos, bem como a autorização de publicação das imagens, são da exclusiva responsabilidade dos autores.
      São aceites artigos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. O formato para submissão deve ser em Microsoft Word. As imagens devem ser incluídas no texto e ser enviadas em separado (formato JPEG, PNG, PDF com 300 dpi de resolução)
  2. O artigo deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos a seguir descritos:
    1. O artigo deve ter no máximo 15 páginas e seguir a seguinte estrutura:
      Título do artigo;
      Autor;
      Introdução;
      Texto;
      Conclusão;
      Referências bibliográficas e filmográficas;
      Filmografia;
    2. Referências bibliográficas e filmográficas:
      As referências devem seguir as normas APA (American Psychological Association). Ver exemplo dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335
    3. Citações:
      As citações no texto e notas de rodapé devem seguir as normas APA (American Psychological Association).(Não serão publicados artigos que não sigam estas normas). Ver exemplo dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335
    1. Imagens: O artigo pode conter imagens inseridas ao longo do texto. Todas as imagens devem conter uma legenda com o formato: "Imagem 1: conteúdo da legenda" (Não serão publicadas imagens sem legenda).
    2. Formatação do texto:
      Título do artigo: Times New Roman; letra tamanho 14; espaço entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda.
      Autor: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda.
      Corpo do texto: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado.
      Notas de rodapé/final de página: Times New Roman, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado; as notas devem seguir a numeração árabe.
      Citações: As citações com 40 ou mais palavras devem ser separadas do corpo do texto por um parágrafo; letra tamanho 10; espaço entre linhas simples; alinhamento justificado.
      Referências bibliográficas e filmográficas: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado.

    3. ATENÇÃO: Qualquer dúvida, siga o exemplo da publicação dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335

Idiomas de trabalho:

  • Português, Inglês, Espanhol e Francês

Calendário

  • 5/12/2022 – 10/01/2023 – Submissão de propostas
  • 20/01/2023– Notificação dos autores com propostas aceites
  • 25/1/2023 – Data limite para inscrição dos autores com propostas aceites
  • 5/2/2023 – Divulgação do programa final
  • 22-24/2/2023 – VII Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes

Inscrição


A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 60 (sessenta) euros para todos os participantes com propostas aceites.

A taxa de inscrição reverterá, na totalidade, para a edição e revisão dos nossos volumes de Cinema e Outras Artes.


Para formalização da inscrição é necessário enviar um e­mail para c_@labcom.ubi.pt com a seguinte informação:

  • Nome completo
  • Instituição (se aplicável)
  • Profissão, Ocupação ou Curso Frequentado
  • E-mail de contacto
  • Morada
  • Comprovativo de transferência bancária
  • [Para efeitos de recibo solicita-se também a indicação do NIF]

Dados para transferência bancária:

  • Banco SANTANDER TOTTA
  • IBAN PT50 0018 0003 23220304020 89
  • SWIFT code TOTAPTPL

Nota: O evento é aberto a toda a comunidade científica interna ou externa à Universidade da Beira Interior. Todos aqueles que pretendam assistir ao mesmo poderão fazê-lo gratuitamente e sem qualquer tipo de inscrição prévia.

Comissões


Comissão Científica

  • Abílio Hernandez Cardoso
    Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (PT)
  • Ana Catarina Pereira
    UBI | LabCom. Comunicação e Artes
  • Ana Cristina Pereira
    Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra
  • Ana Isabel Soares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Ana Telles Béreau
    Departamento de Música, Universidade de Évora
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom. Comunicação e Artes
  • Antonio Fatorelli
    Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (BR)
  • António Costa Valente
    Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (PT)
  • António Júlio Andrade Rebelo
    Escola secundária/3 Rainha Santa Isabel - Estremoz
  • Caterina Cucinotta
    Universidade Nova de Lisboa
  • Cezar Migliorin
    Universidade Federal Fluminense
  • Daniel Tércio
    Instituto de Etnomusicologia | Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade de Lisboa (PT)
  • Daniel-Henri Pageaux
    Sorbonne Nouvelle, Université de Paris III (FR)
  • Dietrich Neumann
    Department of the History of Art and Architecture | Urban Studies, Brown University (DE)
  • Eduardo Paz Barroso
    Universidade Fernando Pessoa / LabCom
  • Eugénia Pereira
    Universidade de Aveiro
  • Felipe de Castro Muanis
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Filipe Cunha Monteiro Lopes
    Escola Superior de Media Ares e Design - Porto
  • Filomena SObral
    Escola Superior de Educação de Viseu
  • Francisco Paiva
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • François Penz
    Department of Architecture, University of Cambridge (FR)
  • Fátima Chinita
    Escola de Teatro e Cinema
  • Giovanbattista Tusa
    Ifilnova/NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Helder Gonçalves
    Universidade da Beira Interior
  • Helena Maria da Silva Santana
    Universidade de Aveiro (PT)
  • Índia Mara Martins
    Universidade Federal Fluminense
  • Isabel Macedo
    Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Universidade do Minho
  • Jord den Hollander
    Cineasta, arquiteto e diretor do Architecture Film Festival Rotterdam (NL)
  • Jorge Gorostiza
    Arquiteto e Urbanista, Gobierno de Canarias, (ES)

  • José Bértolo
    IELT - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
  • José Rosa
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior
  • Leonor Areal
    Universidade Nova de Lisboa
  • Liliana Rosa
    TECHN&ART, Instituto Politécnico de Tomar | IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Luís Nogueira
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Luís Urbano
    Faculdade de Arquitectura, Universidade do Porto (PT)
  • Manuela Penafria
    LabCom. Comunicação e Artes
  • Margarida Medeiros
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria Begoña Gutierrez
    Universidade de Salamanca
  • Maria Da Luz Correia
    Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho | Universidade dos Açores
  • Maria Irene Aparício
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria João Cortesão
    ESMAND/IPP
  • Maria do Rosário Lupi Bello
    Departamento de Humanidades, Universidade Aberta (PT)
  • Maria do Rosário da Silva Santana
    Instituto Politécnico da Guarda (PT)
  • Mirian Tavares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
  • Paulo Filipe Monteiro
    Universidade Nova de Lisboa
  • Paulo Serra
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Rosa Alice Branco
    Poetisa
  • Stefanie Baumann
    Ifilnova/NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Susana Lourenço Marques
    Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (PT)
  • Sérgio Guimarães de Sousa
    Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho (PT)
  • Sérgio José Puccini Soares
    Universidade Federal de Juiz de Fora/IMACS/PPGACL
  • Sérgio Miguel Bordalo de Sá
    Instituto de Etnomusicologia - Centro de estudos em Música e Dança, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (PT)
  • Susana Nascimento
    ESAD CR, Instituto Politécnico de Leiria | IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Tito Cardoso e Cunha
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Vasco Carvalho
    Escola das Artes, Universidade Católica do Porto (PT)


Comissão Organizadora
  • Alfredo Taunay Colins
    UBI | FAPEMA | LabCom. Comunicação e Artes
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom. Comunicação e Artes
  • Ana Catarina Pereira
    UBI | LabCom. Comunicação e Artes
  • Liliana Rosa
    TECHN&ART, Instituto Politécnico de Tomar | IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Mariana Schwartz
    LabCom.Comunicação e Artes
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
  • Tiago Vieira da Silva
    CEAA/ESAP, CECS/UMINHO
Comissão Executiva
  • Mércia Pires
    Secretariado
  • Beatriz Botelho
    Web Developer / Apoio Informático
  • Daniel Baldaia
    Design Gráfico
  • LabCom. Comunicação e Artes
    Apoio Logístico

Contactos

Geral:
c_@labcom.ubi.pt

Localização

Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal

Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201

Facebook

Informações Úteis


De transportes públicos:

  • A partir de Lisboa - comboio ou de autocarro (duração média da viagem: 3h30 a 4h)
  • A partir do Porto - autocarro (duração média da viagem: 3h30 a 4h)


De carro:

  • A partir de Lisboa - autoestradas A1 e A23
  • A partir do Porto - autoestradas A1, A25 e A23
  • GPS: +40° 16' 40.31" -7° 30' 32.30"


Alojamento: