3 Escutar Imagens 2021

Programa

14H (PT) / 10H (BR) – Abertura

Masterclass com Joana Niza Braga (Portugal)
Transmissão Online

15H (PT) / 11H (BR) – Mesa Temática

Damyler Ferreira Cunha (BR) - A musicalização dos sons no filme Enthusiasm (1931), de Dziga Vertov: uma perspetiva sobre a incorporação dos sons mundanos pelas vanguardas artísticas dos anos 1910-1920
Agnès Pellerin (FR) – Construir o imaginário fílmico do espaço colonial através da música? Ambiguidades e contradições em alguns casos do cinema colonial português (1929-1951)
Transmissão Online


16H (PT) / 12H (BR) – Encerramento

Masterclass com Pedro Coelho (Brasil)
Transmissão Online

Oradores


Joana Niza Braga (Portugal)




Nascida em 1992, Barreiro. Licenciada em Cinema, com especialização em Som, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 2016, trabalha como Sound Designer em Balada de um Batráquio, de Leonor Teles, curta-metragem galardoada com o Urso de Ouro do Festival de Berlim do respectivo ano. Desde então, tem trabalhado no Centro de Pós-Produção Loudness Films, como editora de som em filmes como Terra Franca, de Leonor Teles, Variações de João Maia, Colour Out of Space, de Richard Stanley, ou With/In, antologia de curtas realizadas e protagonizadas por Chris Cooper, Julianne Moore, Rebecca Hall, Arliss Howard, Rosie Perez, etc. Ainda como foley mixer/editor, trabalha em inúmeros projectos nacionais, como também internacionais para casas como Netflix, HBO, CBS, Universal, Paramount, Nat Geo, etc. Em 2019, é galardoada com o CAS Award for Outstanding Sound Mixing for a Motion Picture Documentary, por Free Solo, filme premiado com o Oscar de Melhor Documentário em 2019. Já em 2020, é selecionada para participar na secção Berlinale Talents do reputado Festival de Cinema de Berlim. No mesmo ano é ainda premiada com o Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema na categoria de Melhor Som pelo filme Variações de João Maia. Membro activo do Cinema Audio Society (CAS), em Los Angeles, desde 2019. Em 2022 é convidada a integrar Hollywood Professional Association (HPA).


Damyler Ferreira Cunha (UFS, Brasil)




Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (2013). Doutora em Meios e Processos Audiovisuais, com a tese sob o título de "O uso da música e do som no filme experimental latino-americano: as experiências de Glauber Rocha em Pátio (1959) e Hugo Santiago em Invasión (1969)", sob orientação do prof. Dr. Arlindo Ribeiro Machado, pelo mesmo programa da ECA/USP. Atualmente é professora do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal de Sergipe.


Agnès Pellerin (EHEHI, França)




Agnès Pellerin é investigadora da Casa Velázquez – EHEHI (2021-2022), investigadora visitante no ICS – Universidade de Lisboa e investigadora no laboratório ESTCA (Université Paris 8). Em 2020, defendeu a tese em Estudos Cinematográficos na Universidade Paris 8, sobre a polissemia das sequências de canção do cinema português enquanto representações antagónicas do povo.


Pedro Coelho




Formado em Produção Fonográfica, pós-graduado em Produção Audiovisual, Pedro Coelho é Sound Designer, Artista de Foley, editor de som e docente em cursos de qualificação em áudio para o audiovisual. Tem longa experiência em pós produção de áudio, tendo se envolvido em diversas produções, como “Bacurau” e “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho; "Até que a sorte nos separe 3: a falência final" e “Os farofeiros”, de Roberto Santucci; “Pedro e Inês” de António Ferreira; "Aos teus olhos" de Carolina Jabour; nas séries “Terrores Urbanos” de Fernando Coimbra; “Me chama de Bruna”, da TV Zero; “Pela Fechadura” de Adriano Spinola Filho, assinando supervisão e desenho de som em “O mágico di Ó” de Pedro Vasconcelos, entre outros.
Pedro também foi o primeiro docente nos cursos de qualificação do SENAI-RJ, permanecendo há mais de 9 anos à frente da formação em áudio da instituição. Hoje é parceiro da empresa 106dB com quem tem um estúdio de gravação e edição de Foley, e ministra palestras e workshops em instituições formadoras, como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Academia Internacional de Cinema (AIC) e o Centro Técnico Audiovisual, entre outros.

Comissão


Comissão Científica
Paulo Cunha
Tiago Fernandes
Walcler Mendes Júnior
Comissão Organizadora
Departamento de Artes da UBI
Labcom - Comunicação e Artes - Grupo de Artes
Grupo de Pesquisa Nordestanças(UFAL/UNIT,Brasil)

Contactos


Email
tiago.alves.fernandes@ubi.pt
(Tiago Fernandes)
pmfcunha@ubi.pt
(Paulo Cunha)

Localização

Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal

Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201