JORNADAS DE ÉTICA

A decorrer no dia 28 de outubro de 2016, das 10h00 às 18h00, na Sala dos Conselhos (Polo I).

Programa:


10h00

Sessão de Abertura


Virtue ethics comes of age

Nafsika Athanassoulis


Moral judgements and moral experts

Rui Sampaio e Silva, Universidade dos Açores


Conhecimento ético, reflexão e confiança. Sobre Bernard Williams

José Manuel Santos, Universidade da Beira Interior


Moderador: José Rosa


13h00 - 14h30

Pausa para almoço


L'idéal ou une illusion troublante? Le cas des principes moraux dans la prise de décision en médecine

Anna Zielinska, Université Paris 1


Aquém-além do reino do humano. Uma ética sem centro?

Paulo Borges, Universidade de Lisboa


Desafios éticos dos algoritmos 

Ana Leonor Morais Santos, Universidade da Beira Interior


Moderador: André Barata 


     


Resumos:


Desafios éticos dos algoritmos - Ana Leonor Morais Santos

Inseridos num ambiente crescentemente digitalizado, vivemos numa época em que os algoritmos estão cada vez mais a tomar decisões por nós e sobre nós, sem que, muitas vezes, estejamos disso conscientes. Esta realidade coloca-nos perante questões éticas, quer por via de novas possibilidades quer por via da revisitação de velhas questões. São essas novas possibilidades e velhas questões que abordaremos no enquadramento do que se apresenta como “ética dos algoritmos”, começando por avaliar a aplicação aos algoritmos dos conceitos de estatuto moral agente moral, e analisando, em seguida, algumas das suas implicações, bem como princípios propostos para lidar com as mesmas. 


L’idéal ou une illusion troublante? Le cas des principes moraux dans la prise de décision en médecine - Anna Zielinska

Qu'est-ce qu'un principe moral en général, et qu'est-ce qu'un principe moral dans le contexte de la prise de décision en biomédicine? En quoi diffère-t-il d'un morceau de législation, en quoi diffère-t-il d'un guideline professionnel? L'éthique biomédicale, aussi bien dans le contexte clinique que dans la recherche sur les humains, fondée sur un modèle où les principes moraux jouent sinon un rôle central, au moins: ils peuvent vraiment permettre de décider quel sera le destin d'un cas en question. Une discipline entière a été alors développée à partir de cette idée des principes, la bioéthique. Or il semble que dans le contexte biomédical, les choses sont bien trop complexes pour laisser les principes ou les théories morales décider à notre place. Dans cette présentation, j'aimerais défendre l'idée selon laquelle ce ne sont pas les principes ou même les théories qui comptent, mais la situation et la manière dont nous voulons nous y engager. 


Conhecimento ético, reflexão e confiança. Sobre Bernard Williams José Manuel Santos 

Para B. Williams as limitações das teorias éticas da filosofia moral moderna (utilitarismo, deontologia, realismo) mostram os limites da própria filosofia e põem em dúvida a sua capacidade de contribuir para responder à questão socrática, inaugural da filosofia prática, “como viver?”. O principal problema das teorias éticas modernas está na sua redução do ético a um “conhecimento” proposicional de modelo científico. Para além da crítica das teorias éticas, Williams mostra a especificidade do “conhecimento ético”, fundamentalmente diferente do científico pelo elemento prescritivo que contém e pelo seu enraizamento no mundo da vida. Além disso, o conhecimento ético pode ser negativamente afectado pela reflexão, ao ponto de esta o poder “destruir”. Numa sociedade moderna cujo traço dominante é a difusão e a generalização da reflexão, o efeito corrosivo desta sobre o conhecimento ético tem efeitos negativos sobre as convicções e motivações morais, o que representa um problema para a filosofia moral contemporânea. Para Williams, a sua solução não passa nem por uma ética focada no conhecimento proposicional e na certeza, nem por uma ética da decisão, mas por uma filosofia da confiança.


Virtue ethics comes of age - Nafsika Athanasouli  

 In this paper I set out an account of Aristotelian virtue ethics as  a theory concerned with how one should live one’s life and what kind of person one should be. I then go on to consider two areas of interest in current debate: the situationist challenge and the virtue ethical promise for education. A number of philosophers have argued that evidence from psychology shows that situational factors determine behaviour and therefore there is no such thing as character. I will respond that situationism is not a challenge for virtue ethics but rather the theoretical claims of virtue ethics are confirmed by empirical evidence. I will then go on to discuss the relevance of this empirical evidence for education.


Aquém-além do reino do humano. Uma ética sem centro? - Paulo Borges

Reflectimos sobre o fracasso do projecto da modernidade, o de instaurar o "reino do humano" (Rémi Brague), no próprio apogeu da sua aparente consumação e como ele procede da suposição de haver um "humano" distinto das demais configurações tradicionais do real, a "divina" e a "natural". Sondamos a possibilidade de repensar e renovar radicalmente a experiência do mundo, e com ela a ética, a partir da emancipação do suposto de haver um centro metafísico ou ontoaxiológico fundamental. 


Moral judgments and moral experts - Rui Sampaio e Silva

Can the results of the psychological research on expert judgement and decision making help us to understand the nature of moral judgment and decision making? According to Aristotle, we should distinguish the domain of techne (the object of the psychology of expertise) from the domain of praxis. However, both Aristotle and contemporary virtue ethicists recognize that skills (understood as techne) can illuminate important aspects of moral virtues and practical wisdom. I will claim that the results of the psychology of expertise can be extrapolated, at least partially, to ethics, and that such an extrapolation confirms the basic tenets of virtue ethics.

Apoio:
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