Conferência "A Informação na era da Televisão Ubíqua"

“A informação na era da televisão ubíqua” será o tema central da conferência que terá lugar na UBI, no próximo dia 20 de maio. François Jost, da Université Paris III – Sorbonne Nouvelle, Felisbela Lopes, da Universidade do Minho e Pere Masip, da Universitat Ramón Llull, em Espanha, são alguns dos oradores convidados. Para falar sobre a prática do telejornalismo estão confirmadas as presenças de José Alberto Carvalho (TVI), Octávio Ribeiro (CMTV) e Pedro Coelho (SIC ).
Os principais objectivos da conferência passam por analisar a ubiquidade da televisão e contextualizar este meio no novo ambiente mediático, examinar o conceito da plenty television à luz da oferta em Portugal, discutir o telejornalismo num contexto de televisão ubíqua, nomeadamente através de experiências realizadas em Portugal, Espanha e Brasil, e debater o impacto da convergência tecnológica nos canais temáticos de informação.
Segundo os responsáveis pela organização do evento “a análise da televisão em 2014 terá que necessariamente ter em conta o estatuto de ubiquidade do medium, por um lado, e de meio tradicional, por outro, em contexto de convergência com os média emergentes, numa nova realidade de multiplataforma e de diversidade de acesso”. A iniciativa procurará para isso reunir “reputados académicos nacionais e internacionais, bem como reconhecidos profissionais da televisão e dos meios digitais em atividade no nosso país”.