Bolsas de Doutoramento / Investigação FAL-LABCOM 2014/15

Edital

Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior

Ano letivo 2014/2015

Bolsas de Doutoramento / Investigação FAL-LABCOM 2014/15

Âmbito

No ano letivo de 2014-2015, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI) irá financiar cinco bolsas de investigação e doutoramento, no âmbito da candidatura ao 3º ciclo de estudos em Ciências da Comunicação apresentada por estudantes que venham a enquadrar os seus trabalhos de investigação doutoral nas atividades da Unidade de Investigação LABCOM- Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (www.labcom.ubi.pt).

Objetivos

Estas bolsas de investigação pretendem proporcionar, a alunos de Doutoramento de reconhecido mérito, um apoio ao desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação em Ciências da Comunicação no Laboratório de Comunicação Online, unidade de I&D integrada na Faculdade de Artes e Letras e reconhecida pela FCT, bem como incentivar a preparação de candidaturas a Bolsas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Valor da bolsa

As bolsas terão o valor anual de 2400 (dois mil e quatrocentos) euros cada e destinam-se a alunos de Doutoramento matriculados no 1º ano do Curso de 3º ciclo em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior.

Os candidatos aos quais forem concedidas as bolsas serão financiados por um período de dez meses, com início a 1 de Outubro de 2014 e termo a 31 de Julho de 2015.

Elegibilidade

Poderão candidatar-se às Bolsas de Investigação FAL-LABCOM 2014/15 os titulares de um mestrado na área científica das Ciências da Comunicação que se tenham candidatado ao Curso de 3º Ciclo de Ciências da Comunicação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e tenham sido colocados pela Comissão do Curso.

É ainda condição de elegibilidade a disposição dos candidatos para desenvolver a sua investigação doutoral no âmbito das linhas de investigação do LABCOM, ou seja, Informação e Persuasão, Cidadania e Identidades, e Cinema e Multimédia.

Critérios de seleção

• Aplicar-se-ão os critérios de seleção e seriação dos candidatos ao Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI, que constam do respetivo Regulamento, acrescidos dos dois critérios seguintes:

• Média de curso obtida no 1º ciclo de estudos não inferior a 14. (Em caso de diplomas não portugueses proceder-se-á a um cálculo de equivalência).

• Motivação e capacidades de trabalho em equipa de investigação, a averiguar através de carta de intenções e de entrevista. (No caso de candidatos com residência fora de Portugal a entrevista poderá ser feita por teleconferência).

Propostas de candidatura

As propostas de candidatura deverão incluir:

• Carta a formalizar a candidatura às bolsas de investigação/doutoramento FAL-LABCOM 2012/13. Nesta carta o candidato deve declarar estar disposto a integrar-se numa das linhas de investigação do LABCOM. (Nota: não é necessário indicar já um tema ou projeto específico de Tese).

• Comprovativo de candidatura ao 1º ano do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI.

Prazo e receção de candidaturas

Todas as candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 15 de Setembro de 2014 (data do último dia da 2ª fase de candidatura), para o seguinte endereço de correio eletrónico: pserra@ubi.pt

Os candidatos serão notificados da decisão até ao dia 30 de Setembro de 2014.

Seleção dos candidatos

Os candidatos à bolsa serão selecionados por um Júri constituído pelos membros da Comissão do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI.

Da decisão do Júri não cabe recurso.

A seleção dos candidatos só produz efeitos a partir da efetivação da matrícula no Curso e com a assinatura presencial do Termo de Compromisso, dentro dos prazos legais.

Para mais informações, contactar:

Dr.ª Mércia Pires

Secretária da Faculdade de Artes e Letras