Colóquio "A CULTURA COMO HORIZONTE", 8 de Maio de 2013

Colóquio: na UBI, Faculdade de Artes e Letras – 8 de Maio de 2013

Apresentação:

Na economia contemporânea, as indústrias culturais têm assumido um cada vez maior relevo entre as várias actividades produtivas. A cultura que nos envolve continua a ser uma atmosfera em que vivemos e respiramos – mas, ao mesmo tempo, transforma-se num trabalho, numa carreira profissional. Quer no âmbito público, quer na esfera privada, aumenta o número de instituições e empresas cuja vocação é criar, produzir cultura.

Portugal é um país com óbvias potencialidades neste aspecto. Potencialidades que também existem na Beira Interior; ao longo das últimas décadas, esta região tem sofrido uma clara metamorfose, sobretudo nas suas cidades: o trabalho agrícola e industrial, antes dominante, passou a ser acompanhado por uma notável produção cultural, que está a redesenhar a economia desta zona.

No nosso país, ainda são poucos os ciclos de estudos vocacionados especificamente para este terreno. É por isso que, obedecendo a um imperativo regional, português e também europeu, a Universidade da Beira Interior criou, na sua Faculdade de Artes e Letras, a licenciatura em Ciências da Cultura.

Uma das nossas primeiras tarefas consiste em dialogar com aqueles que trabalham neste campo. Por isso, estamos a organizar o colóquio “A cultura como horizonte”. Trata-se de reunir técnicos, gestores, empresários culturais bem como artistas, pensadores e responsáveis políticos ou institucionais desta área. Procuramos assim abrir novos horizontes, quer para o trabalho universitário que desenvolvemos, quer para a sociedade em que ele se integra. Porque trabalhar a/na cultura é um dos futuros do nosso presente.

A CULTURA COMO HORIZONTE

Colóquio: UBI, Faculdade de Artes e Letras – 8 de maio de 2013

Auditório da Parada, Pólo I

Sessão de abertura: 9:00 – 10:00