iArtes* Arts Research

Esta segunda edição das Jornadas de Investigação em Artes, a realizar no dia 4 de Dezembro de 2020, visa aprofundar o debate iniciado na edição anterior (http://iartes.ubi.pt/2019/), tendo como propósito fundamental discutir experiências de investigação em áreas artísticas distintas levadas a cabo pelos/as investigadores/as integrados/as e colaboradores/as do Grupo de Artes (ARS) da unidade de I&D Labcom - Comunicação e Artes.
A cada investigador/a pede-se que faça uma (1) breve  auto-apresentação, (2) caracterizar as suas áreas de interesse científico e artístico, (3) destaque o resultados alcançados e (4) refira os projectos concluídos, em curso ou ainda previstos para um futuro próximo ou de longo prazo.
Tal desiderato reveste-se de um interesse estratégico fundamental, tanto interna como externamente, ao permitir sinalizar orientações e acentuar o tecido conectivo que vai erigindo esta escola de Artes, razão que justifica o envolvimento activo dos/as doutorandos/as em Media Artes, provenientes de áreas tão diversas como as Belas Artes, o Cinema, o Design, a Arquitectura, a Música ou as Artes Performativas, mas também justifica a participação dos alunos de mestrado e licenciatura.
O objetivo último é, em suma, contribuir para ensaiar alguma síntese sobre o quadro epistemológico, académico e infraestrutural, desejável para o desenvolvimento de investigação pertinente no campo artístico, que se quer progressivamente expandido.

Francisco Paiva / Manuela Penafria