Apresentação do Livro: Auditórios - Tipo e Morfologia

Quarta-feira, dia 7 de Março, pelas 16h, no auditório do Museu de Lanifícios, Núcleo da Real Fábrica Veiga, na Covilhã.

Auditórios: Tipo e Morfologia examina um conjunto paradigmático de edifícios destinados a espectáculos, procurando a filiação geométrica, compositiva e programática desses modelos. A forma de teatros, salas de música e auditórios, embora fortemente condicionada pela evolução dos meios técnicos de produção e exibição das obras, não é alheia ao significado do repertório e demais fenómenos que repercutem na recepção das diferentes artes performativas. O livro compreende um ensaio sobre Tipologia, quase autónomo, estudos de caso e conclui com a evidenciação dos partidos morfológicos presentes nalguma arquitectura contemporânea, em particular na obra de Moneo. A par das questões teóricas que suscita, esta abordagem proporciona o entendimento integrado de diversos factores que influem no projecto deste tipo equipamentos, considerando a disposição da orquestra e do público, a cenografia e as limitações acústicas.

Francisco Tiago Antunes Paiva (Covilhã, 1973), Professor Auxiliar da Universidade da Beira Interior, é Doutor em Belas Artes pela Universidade do País Basco, Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É autor do livro O Que Representa o Desenho? Conceito, objectos e fins do desenho moderno (UBI, 2005).