Concentração dos Media e Pluralismo: A imprensa portuguesa no contexto da União Europeia

Luís Oliveira Martins é o autor da mais recente publicação dos Livros LabCom intitulada “Concentração dos Media e Pluralismo: A imprensa portuguesa no contexto da União Europeia

“O sector da comunicação social português sofreu importantes transformações nas últimas décadas. Com efeito, observam-se mutações profundas nas Indústrias dos Media, destacando-se a concentração dos mercados, a ancoragem nas tecnologias e a adoção de práticas de gestão de marketing. Igualmente importantes são as tendências para uma maior orientação para a racionalização dos custos e para a procura de rentabilidade, assim como uma abertura progressiva ao investimento estrangeiro.

Neste livro, analisam-se as tendências acima mencionadas, com destaque para as causas e efeitos associados à criação de grupos de Media fortemente integrados horizontalmente, verticalmente e diagonalmente. A constituição de grandes grupos empresariais no mercado português é o objeto de estudo central, mas o enquadramento europeu (do ponto de vista económico e político) será um ponto de referência permanente”. 


Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior
2020  ©  Communication & Arts