Doutoramento - FCT Estudos de Comunicação

A 3ª edição do Programa Doutoral "Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade", coordenada a partir da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, onde está sediado o LabCom.IFP, um dos centros de investigação do consórcio, teve início no dia 9 de outubro. 

No âmbito da Unidade Curricular Temas Aprofundados de Comunicação foram realizados três seminários. No dia 9 de outubro, José Carlos Ribeiro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentou o tema "Percepções de jovens universitários portugueses sobre usos e apropriações de dispositivos comunicacionais móveis nas práticas internacionais contemporâneas: notas para reflexão". No dia 16, Rita Espanha (na foto), do ISCTE‐IUL, na qualidade de docente/investigadora do doutoramento "FCT Estudos de Comunicação", focou a temática “Media, Redes, Autonomia e Poder”. A 23 de outubro, Manuel Pinto, professor da Universidade do Minho, falou sobre "Literacia, Media e Cidadania na Era Digital". As diferentes sessões foram abertas aos investigadores do LabCom.IFP, professores e alunos do doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI. 

O programa doutoral “FCT Estudos de Comunicação” é especialmente dirigido a estudantes com formação em ciências da comunicação ou, não sendo o caso, a estudantes com formação num outro ramo das ciências sociais e humanas. O doutoramento  resulta de uma parceria entre seis unidades de investigação: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho; CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; LabCom.IFP, Faculdade de Artes e Letras - Universidade da Beira Interior; CIMJ – Centro de Investigação Média e Jornalismo – Universidade Nova de Lisboa; CECL – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens – Universidade Nova de Lisboa; e CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.

Durante o primeiro semestre as aulas têm lugar na UBI e são lecionadas por professores que integram as diferentes unidades de investigação.

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior
2020  ©  Communication & Arts