Ilustrada - Jornada de Ilustração

Está aberta até 15 de dezembro a chamada de trabalhos da ILUSTRADA, o encontro de ilustração que terá lugar no Auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior no dia 25 de fevereiro de 2016. 

A organização da jornada tem o apoio do LabCom.IFP, unidade de investigação pertencente à Faculdade de Artes e Letras. No entanto, e apesar da sua evidente afinidade com as áreas de formação do universo que a enquadra, desviá-la deste epicentro para a Biblioteca permitirá que outros públicos possam aperceber-se da sua existência e envolver-se no conjunto de dinâmicas que pretende criar em seu redor.

Por definição, a ilustração é uma área que convoca múltiplas outras, de forma mais óbvia ou mais subtil, atravessando as distintas formações do Departamento de Comunicação e Artes e refletindo-se de algum modo em todas elas, com natural ênfase nas áreas da imagem. Todos os anos, a ilustrada procurará trazer à UBI um conjunto diversificado de convidados, nacionais e internacionais, que contribuam para pensar a Ilustração e a sua relação com áreas como o Design, o Desenho, a Animação, a Moda e a Ciência, entre outras, na perspetiva do mundo académico, dos ilustradores, dos seus públicos, das editoras e das galerias que, cada vez mais, abrem exclusivamente os seus espaços à exposição deste tipo de trabalhos.

Este encontro pretende, mais que nada, proporcionar um espaço de reflexão em torno da ilustração nas suas distintas dimensões, âmbitos e aplicações, sublinhando através dela a aproximação e o cruzamento das mais diversas disciplinas artísticas e o potencial que advém das pontes entre elas estabelecidas e de um consequente sentido de inquietação e efervescência que ajuda a explicar o atual dinamismo gerado em torno deste universo e dos seus múltiplos afluentes. Interessa-nos o potencial performativo, híbrido e heterogéneo destas (meta)linguagens, a sua permanente capacidade regenerativa e constante presença mediática, para tentar perceber de que modo condicionam e/ou expandem a nossa cultura visual e, através dela, o nosso olhar e modo de ver. 

A Organização da ILUSTRADA convida à submissão de propostas, até 15 de dezembro, a enquadrar numa das seguintes vertentes:

1. Comunicações / Artigos: Propostas de Comunicação / Artigos sobre Ilustração e temáticas afins

2. Projetos: Submissão de projetos (work in progress), ideias e sonhos

3. Trajetos: Partilha de histórias na ilustração, projetos realizados, obra feita ou publicada, portfolios e percursos feito na área

4. Fanzines: Paralelamente, estará a decorrer uma chamada de Fanzines de ilustração para integrar na Fanzinoteca da Universidade da Beira Interior. Estes trabalhos poderão ser submetidos na sua versão terminada ou em fase de projeto, no âmbito do call correspondente, e passarão a integrar o espólio deste espaço recém criado na Biblioteca central da UBI. A Fanzinoteca é um projeto não lucrativo, que pretende divulgar o trabalho dos ilustradores portugueses que exploram a auto-edição como abordagem criativa. O nosso objetivo é reunir o máximo possível de obras do género para que, tal como numa biblioteca, o utilizador deste espaço possa entrar em contacto com um universo representativo da produção portuguesa de ilustração neste formato, tomando conhecimento dos seus respetivos criadores.

Mais informação no site do evento e na página do Facebook.

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior
2020  ©  Communication & Arts