Fenomenologia Hoje

A fenomenologia ocupa um lugar de destaque entre as grandes correntes de pensamento que mais marcaram a filosofia do se´culo XX. Enquanto a primeira metade do século viu surgiras obras de fundadores que se tornariam referência obrigatória, a segunda caracteriza-se por uma influência mais larga, e frequentemente mais difusa, em obras que, embora nem sempre se colocando no âmbito de uma escola assumidamente fenomenológica, manifestam evidentes reminiscências fenomenológicas. Ainda na segunda metade do século, convém referir o "hermeneutic turn" que permitiu à fenomenologia exercer uma profunda influência sobre as ciências humanas e as ciências sociais. Disciplinas como a psicanálise, a antropologia, a sociologia, a teoria da literatura, a estética e, mais recentemente, as "cognitive sciences" recorreram a metodologias ou categorias forjadas no âmbito do pensamento fenomenológico.

A temática "fenomenologia hoje", proposta para este 1º Congresso da associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, convida a trajectos de reflexão que poderão ir desde  o necessário balanço sobre um século de pensamento fenomenológico, até ao inventário de investigações em curso nas mais diferentes disciplinas filosóficas, passando por tentativas de resposta a questões tais como: O que se pode ainda hoje esperar da fenomenologia? O que poderá ser, hoje, um pensamento fenomenológico? Qual poderá ser o contributo da fenomenologia para pensar os desafios da época, o sentido da experiência epocal, a situação actual do pensamento, o lugar da filosofia?